USE, MADEIRAS REFLORESTADAS EM SEUS PROJETOS.
Para ter o menor impacto nas florestas e no meio ambiente, trabalhamos apenas com madeira reflorestada, sendo o Pinus Elliotti (natural ou tratado em autoclave). Muito utilizado na América no Norte, Europa e Ásia.
O que é Pinus Tratado em Autoclave ?
Ideal para ficar no tempo, seja:
Chalés, Cabanas, Casas de Madeiras, Sistemas Wood-Frame, Casas POP, Deck, Assoalho, Forro, Vigas, Caibros e Inúmeras aplicações.
Madeira tratada em usina de autoclave (CCA) norma NBR 16143
ORIGEM DO TRATAMENTO:
A madeira de Pinus Tratado (Autoclave) tem sua origem na América do Norte, mais especificamente nos Estados Unidos. Foi trazida para o Brasil na década de 70, onde hoje é cultivada nas regiões sudeste e sul.
OQUE É AUTOCLAVAGEM DE MADEIRA?
Autoclavagem é o processo pelo qual através de vácuo e pressão controlados, proporciona-se a impregnação de substâncias em meio líquido na estrutura da madeira.
O QUE TRATAR COM AUTOCLAVES? E QUAL É O BENEFICIO QUE TRAZ O TRATAMENTO?
Madeira bruta ou de qualquer espécie que objetive longevidade de sua utilização e/ou eliminação da viabilidade de instalação de insetos xilófagos e de fungos apodrecedores da madeira.
Madeira de qualquer espécie florestal tratada é imunizada contra danos biológicos por 15 anos ou mais (Cupins, Brocas, Moluscos…). Pode ser usada dentro da água, sem quaisquer problemas.
Contudo simplificamos abaixo:
Maior durabilidade (Há madeiras tratadas a mais de 40 anos)
Oriunda de reflorestamento, contribuindo na preservação das matas nativas;
Protege contra ação de xilófagos (fungos, brocas e cupins);
Não produz riscos para o meio-ambiente e para as pessoas;
Não produz odores;
Ecologicamente correto;
Isolamento térmico produzido pela madeira;
Admite qualquer tipo de acabamento sem danificar o tratamento;
A valorização da madeira acabada é de até 800%;
A diferenciação de produto promove a prioridade de compra;
PROCESSO DE TRATAMENTO:
1ª Etapa – Introduzir a madeira, depois de seca e trabalhada, no cilindro de alta pressão (autoclave) e fechar a porta. A pressão interna é igual ao da externa.
2ª Etapa – Inicia-se o vácuo inicial, com a finalidade de extrair o ar da autoclave e das cavidades (celulares) da madeira, a 650 mmHg.
3ª Etapa – Mantendo o vácuo, se inicia o enchimento da autoclave com a solução preservante, com a ajuda do próprio vácuo existente dentro da autoclave.
4ª Etapa – Quando a autoclave está totalmente cheia com a madeira e solução preservante, finaliza o vácuo inicial, dá-se à pressão até a saturação de 12Kgf/cm².
5ª Etapa – Finalizando a fase de pressão, a solução excedente é transferida para o tanque reservatório, esvaziando totalmente a autoclave.
6ª Etapa – Inicia-se o vácuo final para a retirada do excesso de solução preservativa da superfície da madeira. A duração do ciclo de tratamento é de aproximadamente 4 a 6 horas.
7ª Etapa – Inicia-se a secagem na estufa variando de 4 a 7 dias.